Sociedade

Vegetais super-heróis vão ajudar crianças a comer mais hortícolas

30 jul 2018 00:00

Projecto chegará às pré-escolas de Leiria no próximo ano lectivo.

vegetais-super-herois-vao-ajudar-criancas-a-comer-mais-horticolas-8990
Maria Anabela Silva

Vai chamar-se Veggies4myHeart e contará com cinco super-heróis de serviço- uma cenoura, um tomate, um pepino, uma alface e uma couve roxa -, que terão como missão pôr os alunos do pré-escolar do concelho de Leiria a comer ou consumir mais vegetais.

Para alcançar esse objectivo, a tecnologia será um aliado de força, com o desenvolvimento de um jogo digital, que pretende promover a ingestão de hortícolas junto dos mais novos.

O projecto, vencedor do prémio Challenges Accelerator, é desenvolvido por docentes e investigadoras do Instituto Politécnico de Leiria e chegará às pré-escolas da rede pública de Leiria no próximo ano lectivo, no âmbito de uma parceria com o Município.

“Aos quatro anos, apenas 45% das crianças consome hortícolas no prato, ou seja, além das que ingerem na sopa”, nota Cátia Pontes, nutricionista e professora na Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), que lidera o projecto.

Segundo explica, esta é uma idade “crítica”, com as crianças a revelarem “receio” de experimentar alimentos novas, a “designada neofobia alimentar”, pelo que é necessário encontrar estratégias para “transpor essa barreira” e fazer com que comam mais

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ