Saúde

Politécnico de Leiria vai desenvolver abordagem "única" na reabilitação cardíaca

11 dez 2020 12:04

Projecto obteve um financiamento de 230 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia

politecnico-de-leiria-vai-desenvolver-abordagem-unica-na-reabilitacao-cardiaca
Rui Fonseca-Pinto lidera o projecto de investigação
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria vai desenvolver uma “abordagem única” em Portugal na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, após ter obtido um financiamento de 230 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

 

O ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria vai criar e testar uma nova abordagem na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, com base na avaliação direta do sistema nervoso autónomo, refere uma nota de imprensa da instituição de ensino superior.

 

O projecto de investigação 2ARTs – Accessing Autonomic Control in Cardiac RehabiliTaTion foi classificado nos dez primeiros entre os 420 a concurso na área da Engenharia Clínica do painel de Bioengenharia e Biotecnologia, revela ainda o Politécnico de Leiria.

 

“A actividade cardíaca é condicionada por estímulos que, em parte, dependem do sistema nervoso autónomo. Esta técnica (microneurografia), na qual fiz formação na Universidade de Bolonha, permite medir os impulsos que o coração recebe e que são enviados pelo sistema nervoso, através do registo num nervo periférico”, explicou Rui Fonseca-Pinto, investigador do ciTechCare, citado na nota de imprensa.

 

O também director da Escola Superior de Saúde acrescentou que a “microneurografia vai permitir aceder e registar estes ‘comandos de origem autonómica’ que são as ‘ordens’ que o sistema nervoso autónomo envia para o coração”.

 

Segundo o Politécnico de Leiria, em Portugal, a microneurografia não é utilizada na prática clínica, sendo actualmente apenas usada em investigação básica com modelos animais.

 

Em países como Itália, Suécia e Japão esta técnica é um recurso para diagnóstico de disautonomias (doenças do sistema nervoso autónomo) e investigação em humanos.

 

O projecto 2ARTs surge da tese de doutoramento de Rui Fonseca-Pinto, cujo tema central foi o estudo de sinais do sistema nervoso autónomo.

 

“Nos últimos anos tenho desenvolvido investigação sobre este assunto, sobretudo através de registos indirectos. Agora, já há condições para termos um laboratório para estudar doenças do sistema nervoso autónomo no ciTechCare”, afiançou o investigador.

 

O financiamento aprovado prevê a aquisição de equipamento e adaptação das instalações no campus 5, que permita que este Laboratório de Estudo de Disautonomias “seja uma realidade a médio prazo em Leiria”.

 

Além de Rui Fonseca-Pinto, enquanto investigador principal e coordenador, o desenvolvimento do projecto conta também com a “experiência e reputação” do director do Serviço de Cardiologia e coordenador do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e investigador co-investigador responsável do ciTechCare, João Morais.

A equipa é composta ainda pelo cardiologista, Alexandre Antunes, e os investigadores e professores do Politécnico de Leiria, Maria Guarino, Joana Cruz, Ricardo Martinho e Rui Rijo.