Sociedade

Orçamento de 52 milhões de euros aprovado em Pombal

30 nov 2022 20:07

Os jovens até aos 35 anos terão um apoio de 50% no arrendamento durante três anos.

orcamento-de-52-milhoes-de-euros-aprovado-em-pombal
Município de Pombal prevê criar um plano de combate à pobreza e exclusão social
Ricardo Graça/Arquivo

Com enfoque no apoio às famílias, jovens e desenvolvimento económico, estando previsto um plano de combate à pobreza e exclusão social, o orçamento de 52 milhões de euros foi hoje aprovado pelo executivo do Município de Pombal.

Este é um “documento realista e para o futuro” e foi “realizado num contexto de inflação, com um aumento brutal dos custos dos bens e serviços e da energia”, explicou Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal.

O orçamento para 2023 é inferior ao do ano corrente, que se cifrou em 53 milhões de euros, diminuição de cerca de um milhão de euros justificada por Pedro Pimpão com a diminuição das receitas comunitárias. “Os investimentos que temos são com recursos próprios”, explicou.

Pedro Pimpão afirmou, contudo, que tem “duas preocupações fundamentais: apoiar as famílias e promover o desenvolvimento económico”.

As prioridades de investimento estão assentes na reindustrialização do concelho, com a “ampliação das zonas industriais e promovendo a criação de novos parques empresariais”.

Está prevista ainda a “criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, ou seja, um polo de inovação e conhecimento, em parceria com o Politécnico de Leiria”.

Vamos criar uma rede de novos parques verdes urbanos, que sejam promotores da qualidade de vida e bem-estar da população e vamos desenvolver um plano de combate à pobreza e exclusão social que ajude as pessoas e as famílias neste momento difícil, com a inflação a aumentar, assim como os valores das taxas de juro e dos bens alimentares”, acrescentou o autarca.

O presidente social-democrata revelou ainda uma “aposta na emancipação dos jovens”, sendo criado um “projecto de incentivo à natalidade, com a oferta de 500 euros aos jovens casais por cada filho para adquirirem produtos de puericultura no comércio local”.

Os jovens até aos 35 anos terão também um apoio de 50% no arrendamento durante três anos.

Vamos instituir o Banco do Bebé, que será um centro de partilha de recursos e reutilização de equipamentos, assim como, um gabinete de apoio às famílias e à parentalidade para ajudar os jovens casais nesta importante fase das suas vidas”, acrescentou.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, Pedro Pimpão destacou “o projeto de defesa contra as cheias com a criação da bacia de retenção de águas junto aos Caseirinhos e a identificação de proprietários e aquisição de terrenos, bem como a modernização da linha ferroviária do Oeste em articulação com a Infraestruturas de Portugal”.

A Câmara de Pombal inscreveu ainda no documento a transferência de cerca de 3,6 milhões de euros para as freguesias, “no âmbito da concretização dos contratos inter-administrativos e da já operada transferência de competências”.