Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade em Pombal sensibiliza para a segurança na estrada

14 set 2021 10:57

20.ª edição da iniciativa proporciona diversas actividades

semana-europeia-da-mobilidade-em-pombal-sensibiliza-para-a-seguranca-na-estrada
Autocarros gratuitos é uma das actividades e tem como objectivo apelar ao uso de transportes públicos
Ricardo Graça/Arquivo

Sensibilizar para a segurança na estrada é o objectivo da 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorrerá entre os dias 16 e 22 de Setembro, em Pombal, cujo tema é “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”.

“Circular em Segurança” é outra iniciativa agendada para a manhã de sexta-feira, dia 17, que decorrerá no exterior da Biblioteca Municipal de Pombal, com as crianças dos jardins-de-infância.

A sessão visa sensibilizar a comunidade pré-escolar acerca das regras a seguir na sua deslocação rodoviária, abordando o significado dos sinais de trânsito, os locais onde devem atravessar a rua e a forma correcta de usar o cinto de segurança.

A aplicação online para utilização dos transportes públicos urbanos de Pombal entrará em funcionamento na segunda-feira, dia 20.

Ao longo desse dia, e como forma de apelar ao uso destes transportes, as viagens no autocarro Pombus serão gratuitas.

Já na manhã de quarta-feira, dia 22 de Setembro, data em que se comemora o Dia Mundial sem Carros, acontecerá uma acção de rua contra o estacionamento abusivo.

A actividade envolve os alunos do 4.º ano do ensino básico e a Polícia de Segurança Pública e pretende alertar os condutores para o cumprimento das regras de estacionamento.

Este projecto tem como objectivo realçar a importância das boas práticas rodoviárias, como forma de manter a segurança dos condutores e dos peões.