Viver
Ópera no Mosteiro da Batalha com O Barbeiro de Einstein
Programa Polifonias acontece no fim-de-semana

“Na sua barbearia, Herr Fritz começa os rituais de um novo dia, onde uma boa música não pode faltar. Um dos seus primeiros clientes, Albert Einstein, chega, como sempre, com o seu violino às costas”.
O Barbeiro de Einstein (Uma Ópera Relativamente Física) tem apresentação este sábado no exterior do Mosteiro da Batalha, no contexto do programa Polifonias, desenvolvido pela Fundação Inatel em parceria com o município.
O espectáculo é uma coprodução Ópera Isto (estrutura responsável pela criação e concepção cénica) com a Casa da Música, a partir de uma ideia original de Mário João Alves, que também assina textos e encenação.
"Albert anda em grande agitação com a sua nova teoria. Trabalha nela permanentemente. Tudo o que o que o rodeia traz promessas de novas respostas. Mas será sobretudo no aguçar da sua escuta que ele recolhe as maiores recompensas", é referido na nota de divulgação. "Palavras, sons, melodias, farão com que ele consiga resolver a sua grande questão. Porém, ao contrário do que ele imagina, à sua volta, todos procuram igualmente respostas para os seus próprios enigmas. E é também nas pequenas coisas dos dias, que vão formulando as suas teorias. Teremos todos algo de Albert?"
O Barbeiro de Einstein tem início às 21:30 horas – acesso livre – e tem como público-alvo famílias e população infanto-juvenil.
Ainda no âmbito do Polifonias, durante a tarde estão previstas vários momentos a cargo do Coral das Caldas da Rainha e da Filarmónica de São Tiago de Marrazes, em diferentes espaços do Mosteiro da Batalha: igreja, Claustro D. Afonso V e Claustro Real.
As seis apresentações anunciadas começam às 15 horas e terminam pelas 18 horas, também com entrada gratuita.