Entrevista

José Luís Sismeiro: "Foi uma machadada no parque habitacional"

19 fev 2026 15:32

Presidente da Direcção da Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria e Ourém (ARICOP) prevê que será preciso ano e meio a dois anos para reparar os estragos deixados pelas tempestades. E, alerta, de novo, para a necessidade urgente de mais mão-de-obra no sector

Já há uma estimativa do número de casas e empresas afectadas, ou do valor dos prejuízos causados pela depressão Kristin na região?Ainda não. Neste momento, continuamos com um grande problema de falta de comunicação. Há muitos associados [da ARICOP] que não conseguem receber um SMS, ter acesso ao whatsapp, à internet, ou às mensagens de correio electrónico. Por isso, é muito cedo para ter uma ideia do real impacto financeiro e até social do que está a acontecer, porque ainda continua a acontecer, agora com as inundações. Mas posso dizer-lhe que a grande maioria dos meus fornecedores que têm instalações fixas, nomeadamente carpintarias, serralharias de ferro, de alumínio, foram afectados, ao ponto de ter de parar.

Esta sucessão de tempestades revelou fragilidades no tipo de construção pública e privada?
O que está a acontecer é completamente atípico e não há nenhum modelo económico que possa sustentar algo que resista a este tipo de fenómenos. Temos é que montar mecanismos para atenuar os efeitos e repensar os métodos construtivos. Estou a lembrar-me, por exemplo, da caixilharia, das impermeabilizações, remates de cobertura… Pode custar mais dinheiro, mas tornar-se mais barato, porque já percebemos que isto se vai repetir. E todos temos a percepção que há soluções que vamos ter de mudar.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ