Covid-19

Lar de Caldas da Rainha com mais 15 casos positivos

5 jul 2020 20:18

Presidente da Câmara informa que no concelho há 139 casos confirmados, dos quais 65 estão activos.

lar-de-caldas-da-rainha-com-mais-15-casos-positivos
Caldas da Rainha tem 65 casos activos e 70 recuperados
DR

O presidente do Município de Caldas da Rainha anunciou, na página da Câmara, que há mais 15 casos positivos num lar de idosos do concelho.

Na semana passada, o JORNAL DE LEIRIA noticiou que oito utentes do Lar Montepio Rainha Dona Leonor, em Caldas da Rainha, acusaram positivo no teste à Covid-19.

Os testes - feitos a 50 funcionários e a 58 utentes - foram realizados depois de ter sido diagnosticada a infecção a um funcionário.

António Graça Santos, administrador da instituição, explicou na altura ao JORNAL DE LEIRIA que o lar continua aberto, sendo o seu funcionamento assegurado por equipas rotativas. Os utentes que testaram positivo estão devidamente isolados.

Num comunicado agora dirigido à população, Fernando Tinta Ferreira informa que há dois focos de infecção pelo novo coronavírus.

“No caso concreto do episódio ocorrido no lar de idosos, verificou-se o aparecimento de sintomas em alguns utentes e funcionários que tinham tido resultados negativos nos testes efectuados a 26 de Junho. Sendo assim, foi necessário realizar uma segunda bateria de testes que registaram desta vez, até ao momento, mais 15 casos positivos (13 utentes e 2 funcionários)”, referiu o autarca.

No caso do infantário, que não está neste momento em funcionamento, “estão a ser testados todos aqueles que por essa entidade foram determinados, alunos, trabalhadores e familiares”.

“Surgem também deste foco alguns casos positivos. Estão a ser tomadas todas as medidas adequadas e necessárias para conter ou reduzir o crescimento dos casos resultantes destes episódios na sequência das orientações da Autoridade de Saúde e envolvendo a Protecção Civil Municipal e a Segurança Social”, garantiu Fernando Tinta Ferreira.

Segundo o presidente, tendo em conta o desconfinamento e a dinâmica sócio-económica do concelho e a mobilidade que lhe está adjacente, “cada vez mais é necessário e urgente o cumprimento por parte de todos os cidadãos das regras de distanciamento social, uso de máscara e todas as outras recomendações determinadas pela Direcção-Geral da Saúde”.

“Se cada cidadão cumprir a sua parte será possível conter a cadeia de transmissão e garantir a segurança da sua saúde e de todos.”

De acordo com a informação do Município de Caldas da Rainhha, há 139 casos confirmados, 65 dos quais activos, 4 óbitos e 70 recuperados.