Viver

Homenagem a Fernando Lopes e um novo festival de cinema

1 out 2021 15:30

Alvaiázere evoca realizador de Belarmino esta sexta-feira e lança um novo festival de cinema

homenagem-a-fernando-lopes-e-um-novo-festival-de-cinema

O cineasta Fernando Lopes, já falecido, realizador de Belarmino, Uma Abelha na Chuva, A Crónica dos Bons Malandros e O Delfim, considerado uma referência do cinema português, nasceu em Maçãs de Dona Maria no ano de 1935. Para o homenagear, o Município de Alvaiázere acaba de anunciar o primeiro Festival Internacional de Fernando Lopes Alvaiázere Cine.

O lançamento acontece esta sexta-feira, 1 de Outubro, em Alvaiázere, na Casa Municipal da Cultura, durante uma sessão com início às 20 horas.

Dedicado às curtas-metragens, o Festival Internacional de Fernando Lopes Alvaiázere Cine (FIFLAC) aceita inscrições até 8 de Novembro e vai distribuir 4 mil euros em prémios pelas categorias de ficção, animação, documentário e videoclips.

Terá ainda uma categoria especial, exclusiva para curtas-metragens realizadas em ambiente de formação cinematográfica.

A direcção é de Hirton Fernandes Júnior e o encerramento acontece entre 10 e 12 de Dezembro de 2021. Os filmes seleccionados serão anunciados a partir de 29 de Novembro.

O festival surge no contexto da formação cinematográfica Alvaiázere Cine, que teve início em Fevereiro deste ano, com a participação de alunos de Portugal, Brasil, Espanha e Itália, num total de 300 horas.

O programa desta sexta-feira, que tem transmissão em directo nas redes sociais, arranca com a abertura da exposição Alvaiázere Cine, pelas 20 horas.

Uma hora mais tarde, homenagem a Fernando Lopes com a exibição da curta-metragem Era uma vez... Amanhã e o lançamento do FIFLAC. E às 21:30 horas, serão exibidas as curtas-metragens Máscara, Trela e Se és poeta..., produzidas no âmbito da formação Alvaiázere Cine.

Fernando Lopes foi fundador e director da RTP 2. Ligado ao movimento que ficou conhecido como Cinema Novo, assinou documentários e ficção. Formou-se na London Film School nos anos 60 e estagiou em Hollywood.

Foi condecorado pelo então Presidente da República Mário Soares com a Ordem do Infante D. Henrique e distinguido pelo governo francês com a Ordem do Mérito Artístico. Recebeu o prémio especial do Fantasporto como reconhecimento de carreira.

Em Câmara Lenta, o seu último filme, que estreou nos cinemas em 2012, pouco tempo antes da morte do realizador, é uma produção de Paulo Branco, com argumento de Rui Cardoso Martins, que tem como protagonistas Rui Morrison, João Reis, Maria João Bastos e Maria João Luís.