Sociedade
Sem banco nem multibanco: região tem oito freguesias sem serviços bancários
Os serviços bancários mínimos deviam ser assegurados em todas freguesias. No entanto, por todo o País há várias localidades que não podem usufruir desse direito. E a região não escapa à tendência
O direito de acesso a serviços mínimos bancários foi aprovado pelo Parlamento Europeu em 2014 e passou a integrar as directrizes da União Europeia para os Estados-membros. Esses serviços mínimos incluem, entre outros, o igual acesso a serviços de abertura, movimentação e encerramento de uma conta bancária, independentemente do seu local de residência.
No entanto, segundo dados do Banco de Portugal, referentes a Março deste ano, existem actualmente 60 freguesias do distrito de Leiria e concelho de Ourém que não têm qualquer agência bancária e, dessas, oito também não possuem caixa de multibanco.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.