Sociedade

Fundação para a Ciência e a Tecnologia concede 34 bolsas ao Politécnico de Leiria

11 jul 2022 17:44

Aprovado financiamento total de 16.528 euros

fundacao-para-a-ciencia-e-a-tecnologia-concede-34-bolsas-ao-politecnico-de-leiria
Bolsas foram atribuídas a quatro unidades de investigação do Politécnico de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) concedeu 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação do Politécnico de Leiria, no âmbito do programa Verão com Ciência.

Das 34 bolsas, 23 foram atribuídas ao MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, quatro ao ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, quatro ao CIEQV - Centro de Investigação Em Qualidade de Vida, e três ao LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes.

Segundo uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria, o valor total das 34 bolsas ascende a 16.528 euros.

Para Rui Pedrosa, a "aprovação das candidaturas e a atribuição destas 34 bolsas é muito importante por distintas razões". "Primeiramente, por se tratar de um número muito significativo de bolsas, sendo o maior número de bolsas atribuídas à nossa instituição desde o início do programa. Este resultado apenas é possível graças ao profissionalismo dos nossos investigadores e à qualidade da investigação desenvolvida no Politécnico de Leiria", acrescentou o presidente do Politécnico de Leiria, citado no comunicado.

O responsável considera ainda que "estas bolsas representam um importante apoio na iniciação à actividade científica, permitindo-nos desenvolver mais projectos inovadores com real impacto na sociedade. As unidades de investigação são os elementos-chave para a I&D+i de elevada qualidade e valor acrescentado que se produz no Politécnico de Leiria".

No âmbito do programa Verão com Ciência, a FCT atribui um apoio especial para actividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D com vista à valorização da capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade. O objectivo é estimular a iniciação à actividade científica, contribuindo assim para a promoção da cultura científica e tecnológica e para a difusão e divulgação do conhecimento científico e técnico junto dos estudantes de ensino superior.

Os beneficiários deste apoio são as unidades de I&D com classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente, atribuída pela FCT no processo de avaliação de Unidades de I&D 2017-2018, informa o Politécnico de Leiria.

Os planos de trabalho que recebam apoio financeiro para o pagamento de bolsas de iniciação científica decorrem até ao dia 30 de Setembro de 2022.