Sociedade

Municípios querem que Politécnico seja Universidade Técnica e atribua doutoramentos

17 jun 2022 10:40

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pede ao Parlamento que vote favoravelmente pretensão antiga

municipios-querem-que-politecnico-seja-universidade-tecnica-e-atribua-doutoramentos
Há décadas que os Politécnicos colaboram no desenvolvimento das regiões
Ricardo Graça/Arquivo

A vontade dos politécnicos em atribuir grau de doutor ganhou mais uma manifestação de apoio.

Os municípios Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Cimrl) emitiram um comunicado onde dão o seu suporte à iniciativa legislativa de cidadãos para a atribuição de doutoramentos.

Em nota, a Cimrl reitera que, "no âmbito da discussão na Assembleia da República da Iniciativa Legislativa de Cidadãos (Projecto Lei n.º 809/XIV/2.ª (Cidadãos): Valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente)," apoia a pretensão dos Conselhos Gerais dos institutos superiores públicos.

A intenção vai chegar às mãos dos grupos parlamentares na Assembleia e aos eleitos pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria.

Recordando o papel que os institutos têm tido, ao longo dos últimos 40 anos, no desenvolvimento do País e a a inamovibilidade do enquadramento legal perante do trabalho e investimento destas instituições, a Cimrl  sublinha que há condições para ministrar doutoramentos, mas tal não acontece devido a um "impedimento legal".

Assim, os presidentes das autarquias da comunidade municipal da região de Leiria solicitam que se vote favoravelmente "a possibilidade de outorga do grau de doutor e a alteração da actual designação de Instituto Politécnico para Universidade Politécnica".

"Os Politécnicos têm mais de 50% do seu corpo docente com o grau de doutor. Têm dezenas de unidades de investigação avaliadas positivamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), incluindo várias com avaliação de excelente, e são parceiros ativos em vários laboratórios colaborativos, clusters, infraestruturas científicas, parques de ciência e tecnologia, incubadoras e aceleradoras de empresas", terminam os autarcas de Leiria