Sociedade

Politécnico de Leiria garante 614 novas camas em residências de estudantes 

5 jul 2022 09:57

Instituição viu aprovadas todas as novas candidaturas apresentadas ao PRR. Houve ainda três submetidas pelos municípios da Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras, também validadas. No total, está previsto um investimento acima de 25 milhões de euros

politecnico-de-leiria-garante-614-novas-camas-em-residencias-de-estudantes
Projectos apresentados pelo Politécnico contemplam a criação de seis novas residências e a renovação das actuais
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria viu aprovadas todas as candidaturas que apresentou ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de novas residências de estudantes e renovação das actuais, o que representará um aumento de 80% do número de camas disponíveis, passando de 745 para 1.243. 

Os projectos envolvem um investimento global acima dos 25 milhões de euros, com o Politécnico de Leiria a ser a segunda instituição de ensino superior do País com mais candidaturas aprovadas nesta área.

Ao todo, a instituição submeteu nove candidaturas, às quais se juntaram mais três formalizadas pelos municípios de Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras, com projectos nos quais o Politécnico de Leiria é co-promotor e que assegurarão 116 novas camas. No total, estarão garantidas 1.359 vagas em residências estudantis, ou seja, mais 614 do que as disponíveis actualmente, 

As candidaturas apresentadas pelo Politécnico contemplam a criação de seis novas residências (cinco construções de raiz em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal e a adaptação do antigo Convento Santo Estevão, em Leiria, para esse fim) e a renovação de sete actuais residências (quatro em Leiria, duas em Caldas da Rainha e uma em Peniche). A estes projectos somam-se os dos municípios da Batalha, da Marinha Grande e de Torres Vedras.

“Este resultado é muito importante por múltiplas razões. Em primeiro lugar, porque vamos passar a ter melhores condições para o alojamento dos nossos estudantes e vamos ser mais competitivos a nível nacional e internacional”, afirma o presidente do Politécnico de Leiria. 

Citado por um comunicado da instituição, Rui Pedrosa sublinha ainda que este investimento e o aumento de camas em residências de estudantes vai permitir “libertar habitação nas cidades que ficam disponíveis para os cidadãos, em particular para os jovens licenciados no seu início de vida, regulando também, de algum modo, a inflação dos preços de aluguer para habitação”. 

Com a aprovação destas candidaturas o Politécnico de Leiria “assegurará residências de estudantes em todas as cidades onde conta com oferta formativa, quer seja em escolas ou núcleos de formação, nomeadamente em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande, Pombal e Torres Vedras”, assinala a nota de imprensa do politécnico, que realça o apoio dos municípios, que garantem a cedência de terrenos para a construção de novas residências.