Economia

Falta de casas faz aumentar negócios de construção alternativa

24 fev 2023 20:00

A construção por módulos ou em aço leve está a ganhar terreno. A rapidez da edificação é um dos pontos mais valorizados pelos clientes

falta-de-casas-faz-aumentar-negocios-de-construcao-alternativa
Obra no Edifício D. João III, em Leiria, está a decorrer com recurso a tecnologia modelar da Fractus
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Face à escassez de casas disponíveis no mercado, e também à falta de mão-de-obra que as execute, tem vindo a aumentar a procura por soluções alternativas à construção convencional de tijolo e cimento.

Além da rapidez da obra, há ainda ganhos em termos de isolamento acústico, térmico e até de resistência a fenómenos sísmicos, explicam os empresários ao nosso jornal, realçando ainda os benefícios destes imóveis em termos de sustentabilidade ambiental.

A Steel Home é uma empresa especializada no método LSF –Light Steel Framing (construção em aço leve), que nasceu na Marinha Grande em Fevereiro de 2020. “Assim que iniciámos a actividade fomos surpreendidos pela pandemia. Mas não desistimos e hoje o negócio está a crescer”, realça Nelson Caseiro, sócio-gerente da empresa.

“Em termos de preço, a construção em aço leve é sensivelmente idêntica à construção comum, em alvenaria. Integra alumínios, canalização, soalho e louças como a outra”, nota Nelson Caseiro. Contudo, este tipo de construção alternativa é diferente, porque garante “melhor isolamento térmico e acústico”, prossegue o empresário.

“Procedemos à construção com estruturas em aço leve, com revestimentos à base de materiais reciclados (desde madeira, pneu até resíduos da indústria automóvel), que podem ter acabamento exterior em capoto ou fachadas ventiladas”, especifica.

“E temos sido cada vez mais procurados, porque o tempo de construção é mais reduzido. Demora menos de metade do que uma construção comum. Temos uma moradia que demorou seis meses a terminar e já incluindo arranjos exter

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ