Economia

Fábrica de cannabis medicinal arranca produção este ano

24 fev 2023 08:00

Unidade de Figueiró dos Vinhos espera empregar 120 pessoas

fabrica-de-cannabis-medicinal-arranca-producao-este-ano
Investimentos em Caldas da Rainha e Figueiró dos Vinhos seguem a bom ritmo
DR
Daniela Franco Sousa

Apesar do desinvestimento de alguns grupos na produção de cannabis medicinal no País, no distrito de Leiria mantêm-se os projectos para a implementação de fábricas desta natureza. Em Caldas da Rainha, o projecto da Aldeia Cannabis segue a todo o vapor na Zona Industrial de Santa Catarina. Já em Figueiró dos Vinhos, a unidade produtiva da Emeraldestiny deverá começar a laborar ainda no primeiro semestre deste ano.

No mês passado, numa nota de imprensa enviada à Lusa, a empresa canadiana Tilray, que inaugurou em 2019 a sua fábrica de produção de cannabis medicinal em Cantanhede, e empregava cerca de 200 trabalhadores, anunciou que iria dispensar 49 colaboradores.

“O processo de redimensionamento está ligado à necessidade de adaptar a dimensão da empresa às verdadeiras dimensões do mercado, que se esperava que fosse maior (internacionalmente) neste momento. Assim, a empresa teve que reduzir a sua dimensão e custos, por forma a estar em linha com o mercado actual”, justificava fonte oficial da Tilray, que opera sobretudo com mercado externo.

Também no mês passado, quatro anos depois de ter chegado a Portugal, onde tem estufas em Odemira e uma unidade de transformação em Setúbal, a colombiana Clever Leaves anunciou o encerramento de todas as operações no País. Passará a produzir exclusivamente na Colômbia, onde encontra “baixos custos de mão-de-obra” e “clima agrícola ideal”.

Em contraciclo, a Emeraldestiny deverá arrancar com a produção de cannabis medicinal em Figueiró dos Vinhos ainda durante o primeiro semestre de 2023. Faltam terminar ainda algumas obras, às quais se sucederá a chegada das plantas e a respectiva inspecção do Infarmed, adianta ao nosso

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ