Economia

Empresários dizem que Orçamento 2024 “dá por um lado e tira por outro”

23 out 2023 16:38

Um documento “muito pouco ambicioso”, que não incorpora mudanças estruturais necessárias ao desenvolvimento do País”. Líderes empresariais ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA analisam OE 2024

empresarios-dizem-que-orcamento-2024-da-por-um-lado-e-tira-por-outro
Jacinto Silva Duro

Analisar as virtudes e defeitos de um documento tão extenso e importante para a vida de empresas e cidadãos como um Orçamento do Estado (OE), jamais é tarefa fácil. 

É preciso pesar benefícios e malefícios, fazer contas, analisar perspectivas e, acima de tudo, “prever” o impacto que o documento terá no quotidiano, nos próximos 12 meses, a contar da sua entrada em vigor.

O consenso entre três responsáveis de associações empresariais e comerciais da região a quem pedimos a opinião é de que a actual proposta de orçamento, “dá por um lado e tira por outro”.

Ouvimos António Poças, presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), Lino Ferreira, presidente da Acilis - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, e Horácio Mota, presidente da Associação Comercial e de Serviços de Pombal, que asseguram que o impacto nas empresas “deixa muito a desejar”.

As primeiras análises ao documento que regerá a gestão económico-financeira do Estado em 2024 mostram que o ónus da carga fi–scal transitou do IRS, o imposto único sobre o rendimento, para os impostos indirectos, aplicados tanto à compra de um carro novo como de um simples fósforo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ