Economia

Call INNOV-ID, da Portugal Ventures, procura mais 10 projectos onde investir

16 out 2023 14:53

Candidaturas devem contribuir para um destes eixos: descarbonização da economia, sustentabilidade de processos, produtos e materiais, eficiência e sustentabilidade energética ou circularidade da economia

call-innov-id-da-portugal-ventures-procura-mais-10-projectos-onde-investir
.
Freepik

Foi lançada a 4.ª edição da Call INNOV-ID, com vista à apresentação de candidaturas para investimento em startups nas fases pre-seed, seed ou early-stage. Serão escolhidos dez projectos e o prazo de candidatura terminará no dia 22 de Novembro.

Os projectos candidatos devem contribuir para um dos seguintes eixos: descarbonização da economia, sustentabilidade de processos, produtos e materiais, eficiência e sustentabilidade energética ou circularidade da economia.

"São elegíveis iniciativas de empresas não constituídas ou constituídas há menos de oito anos, com sede em Portugal Continental ou Ilhas, que já possuam tecnologia desenvolvida, mas que se encontravam em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit; que resultem de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico ou académico, desenvolvidos no seio de Instituições de Ensino Superior, CTI (Centros de Tecnologia e Inovação), Laboratórios Colaborativos ou similares, de modo a potenciar a transferência de conhecimento para as empresas e a sua transformação em inovação; que sejam promovidos ou que empreguem recursos humanos altamente qualificados".

As candidaturas terão de ser submetidas exclusivamente através de uma das entidades da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures e não pelos próprios promotores.

Esta acção é promovida pela Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e com a colaboração da Startup Portugal.

estas acções de financiamento foram lançadas pela pimeira vez em 2020, como resposta a um desafio lançado pelo Ministério da Economia, a fim de mitigar os efeitos da pandemia no mercado.

As três edições da Call INNOV-ID registaram 313 candidaturas e a realização de 55 investimentos num total de 5,5 milhões de euros investidos.