Economia

'Materializa' transforma ideias em empresas

16 nov 2016 00:00

Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto e OPEN lançam programa na Marinha Grande.

materializa-transforma-ideias-em-empresas-5414

O Politécnico de Leiria, através do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP/IPLeiria) e a incubadora OPEN promovem o programa de valorização de ideias e projectos Materializa, que visa a transformação e valorização de ideias e projectos em produtos, processos e serviços, que se consolidem em negócios reais, na economia real.

A ideia é tirar projectos com futuro do papel para o mercado, com apoio efectivo e estruturado, para que o projecto possa manter-se e tenha condições para crescer.

O Materializa é lançado esta quinta-feira, a partir das 19:30, na Marinha Grande, com a assinatura do protocolo tripartido entre Politécnico de Leiria, OPEN e Portugal Ventures.

O programa selecciona as ideias ou projectos inovadores que serão concretizados em produtos, processos ou serviços (através de prototipagem rápida/impressão digital directa, por exemplo), pelo CDRSP/IPLeiria, que cederá um crédito em recursos humanos, em equipamentos e materiais.

A OPEN apoia o estudo de conceito, pela disponibilização imediata de um espaço de co-working, seguindo-se a incubação da ideia/negócio. O Centro de Transferência e Valorização de Conhecimento do Politécnico de Leiria apoiará o projecto na protecção intelectual e industrial dos conceitos desenvolvidos e materializados.

Seguem-se esforços no sentido de encontrar recursos financeiros para a ideia – nomeadamente envolvendo parceiros da Portugal Ventures, como o IAPMEI –, para que da ideia validada se crie uma start-up "já com uma consolidação que lhe permita um desenvolvimento e evolução positivos", explica Artur Mateus, investigador do CDRSP/IPLeiria, citado num comunicado. 

"O Materializa destaca-se pela disponibilização imediata do necessário essencial para a prova de conceito, ou seja, antes mesmo da criação formal da empresa haverá um apoio no sentido de validar a ideia ou conceito, de modo a responder aos anseios dos empreendedores, que podem ter receio do risco que poderá representar criar uma empresa sem que haja consolidação de ideias", acrescenta Artur Mateus.