Viver

Dobrar o cabo das tormentas e ter o maior festival de música erudita

25 jun 2021 13:30

Cistermúsica começa esta sexta-feira, 25 de Junho. Organização fala de milagre para superar o colete de forças imposto pela pandemia

dobrar-o-cabo-das-tormentas-e-ter-o-maior-festival-de-musica-erudita
The Nagash Ensemble, da Arménia, programados para 30 de Julho, no Mosteiro de Alcobaça
Cistermúsica

Mais fácil, certamente, do que a epopeia dos Descobrimentos portugueses, a nova edição do Cistermúsica, que celebra os 500 anos da circum-navegação, obrigou a equipa da Academia de Música de Alcobaça a dobrar uma espécie de cabo das tormentas para organizar e levar a bom porto o maior festival de música erudita do País, devido às restrições relacionadas com a crise sanitária.

Depois de um Cistermúsica, em 2020, só com artistas nacionais, por causa da pandemia, em 2021 regressa a programação internacional, com agrupamentos de Espanha, França, Argentina, Japão, Arménia e Coreia do Sul.

Apesar das limitações, a organização anuncia “a edição mais ambiciosa” da história do Cistermúsica, que abre esta sexta-feira (25 de Junho) e até 1 de Agosto oferece 40 espectáculos distribuídos por três eixos de programação – principal, famílias e outros mundos – acomodados sob o tema “Da Ibéria aos novos tempos”. Ou seja, a percorrer obras do passado e da actualidade, numa ponte que atravessa vários séculos.

Superado o colete de forças que a Covid-19 impõe, há óperas e concertos sinfónicos, recitais, música de câmara e coral, jazz, novo tango, música do mundo, dança contemporânea e outras actividades complementares, com a curadoria do festival a destacar a presença de “alguns dos melhores agrupamentos na área da música erudita a nível nacional e internacional”.

Josquin des Prez, Camille Saint-Saëns, Manuel de Falla, Stravinsky, Haydn, Tchaikovsky, Piazzolla e Pergolesi são compositores em revisitação no vigésimo nono Cistermúsica, que continua a explorar a simbiose entre a música e o património e acontece no Mosteiro de Alcobaça, no Museu do Vinho, no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro, no Mosteiro de Coz, no Parque Verde de Alcobaça e na Igreja Paroquial da Benedita.

Por confirmar, o que pode suceder a qualquer momento, mantém-se a programação fora de Alcobaça, que deverá percorrer Porto de Mós, Leiria e os mosteiros de Arouca, Lorvão e São Bento de Cástris, entre outros locais, num total de 10 espectáculos dos 40 que estão previstos.

“Nas últimas semanas, muitas coisas que estavam consagradas e que para nós eram evidentes ficaram em causa”, explica Rui Morais, director-geral do Cistermúsica, considerando que “é quase um milagre” concretizar um festival com semelhante qualidade e produção, porque, em contexto de crise sanitária, “os promotores têm um cabo das tormentas [pela frente] para assegurar a viabilização de espectáculos culturais”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ