Sociedade

Deputados do PSD questionam ministro do Ambiente sobre reestruturação dos esporões do rio Alcoa

14 set 2020 18:05

Eleitos por Leiria pretendem saber se há risco de perda de financiamento comunitário

deputados-do-psd-questionam-ministro-do-ambiente-sobre-reestruturacao-dos-esporoes-do-rio-alcoa
Obras do rio Alcoa aguardam resultado do concurso público para avançarem
DR

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria enviaram um requeriamento ao ministro do Ambiente e Acção Climática sobre a obra de reestruturação dos esporões do rio Alcoa, no concelho da Nazaré.

Em 25 de Julho de 2019 foi publicado em Diário da República o anúncio de procedimento para o concurso público da obra, no valor de 3,2 milhões de euros, um investimento que tem "como objectivo desobstruir a embocadura do rio e impedir que a água salgada chegue aos terrenos agrícolas, visto que é um problema que afecta em especial o perímetro hidroagrícola da Cela e Valado dos Frades e que pode colocar em causa a qualidade dos hortícolas ali produzidos".

Segundo os deputados, até ao momento não é conhecido o resultado deste concurso, nem é conhecida data de consignação, nem de início da obra.

Nesse sentido, os sociais-democratas pretendem saber "qual o estado do procedimento de concurso público de reestruturação dos esporões do rio Alcoa, Nazaré" e se é expectável que a obra inicie este ano.

"Sendo uma obra que é apoiada através do POSEUR, logo financiada por fundos europeus, questionamos se o atraso da mesma poderá colocar em causa o financiamento e haver perda de fundos comunitários?", questionam ainda.