Viver
Caldas da Rainha: câmara em contactos para reabertura de salas de cinema
Autarquia quer a cidade no circuito comercial de estreias
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha está a desenvolver contactos com a administração do centro comercial La Vie para que sejam reabertas salas de cinema, encerradas após o Natal, revelou o presidente da autarquia.
As quatro salas de cinema operadas pela exibidora Cineplace no centro comercial La Vie “tinham pouco público para aquilo que a operadora considerava uma exploração rentável e a administração do centro já tinha comunicado à câmara que havia uma forte possibilidade de fecharem", disse à agência Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques (independente).
A decisão, que deixou aquela cidade do distrito de Leiria “sem qualquer sala de cinema comercial”, levou a autarquia a “tentar junto da administração do La Vie saber se se perspectiva alguma solução para criar alternativas para que o público não tenha que se deslocar a outros concelhos para assistir a filmes do circuito comercial”.
De acordo com o autarca, “a administração do La Vie informou que está a desenvolver contactos com outras exibidoras que possam vir explorar as salas”, admitindo que “o espaço, que é muito grande, possa ser remodelado e reduzido a apenas duas salas de cinema”.
Vítor Marques acrescentou, no entanto, que “não foi dada qualquer estimativa de quando é que isso poderá vir a ser uma realidade”.
A agência Lusa pediu esclarecimentos à administração do Centro Comercial La Vie, sem resposta em tempo útil.
Em comunicado divulgado na segunda-feira, a administração tinha anunciado que as salas se encontravam encerradas, estando na origem da decisão de encerramento um Plano Especial de Revitalização apresentado pela exibidora. No comunicado, o La Vie afirmava “o seu compromisso em continuar a trabalhar na valorização da oferta do centro comercial, tendo em curso o estudo de novas soluções, e conceitos, que possam responder às expectativas da comunidade local e contribuir para a dinamização da cidade das Caldas da Rainha e da região”.
Com o encerramento das salas de cinema a oferta de programação de filmes fica reduzida à exibição de películas no Centro Cultural e de Congressos (CCC) que, segundo o presidente, “vai manter as sessões de cinema, em formato não concorrencial, exibindo filmes que não fazem parte do circuito comercial”.
No CCC, a exibição dos filmes faz parte da programação anual, com exibições no Pequeno Auditório, onde o público poderá assistir, até ao final de fevereiro, aos filmes Sirat, de Oliver Laxe (28 de Janeiro), O Riso e a Faca, de Pedro Pinho (14 de Fevereiro) e A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos.
Nos dias 24 e 25 de Fevereiro o CCC acolhe extensões do Indie Júnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto com curtas-metragens em quatro sessões de cinema especialmente destinadas a escolas.