Sociedade

Comissão promove vigília para reposição da circulação de comboios na Linha do Oeste

18 fev 2026 10:00

Movimento apela a medidas urgentes para reabilitar a Linha nos pontos onde ficou danificada

comissao-promove-vigilia-para-reposicao-da-circulacao-de-comboios-na-linha-do-oeste

A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste promove uma vigília, no próximo dia 21 de Fevereiro, entre as 10 e as 12 horas, junto à estação da CP, nas Caldas da Rainha, para exigir a reposição da circulação de comboios e modernização e electrificação integral da Linha do Oeste.

"Está posto em causa o futuro da Linha do Oeste, com a previsão de uma nova paragem do serviço de transporte de passageiros, pelo anunciado período de nove meses que culmina um longo espaço de tempo em que se agravaram as dificuldades de funcionamento deste eixo ferroviário", refere a comissão numa nota de imprensa.

Segundo o comunicado, as obras "(que já deveriam estar prontas há mais de dois anos) provocaram interrupções no serviço, no troço entre Caldas da Rainha e Meleças".

Acresce a falta de material circulante, devido ao seu envelhecimento e à ausência de comboios novos (que continuam em fabrico), quando já deveriam estar a circular; e, agora, "diferentes casos de derrocadas e deformação da linha, devido às condições climatéricas verificadas ao longo de semanas, tudo isto somado faz com que os
comboios estejam parados na Linha do Oeste", lê-se na nota.

A comissão critica que o Governo, a CP e a IP não tomem medidas para garantir que os utentes da Linha do Oeste continuem a poder utilizar este serviço ferroviário, mesmo que alternado com o transporte rodoviário, contrariamente ao que aconteceu noutros períodos de interrupção do transporte de passageiros.

"O desrespeito pelos utentes da Linha do Oeste e pelas populações da região é manifesto. A comissão considera que se impõem medidas urgentes para reabilitar a Linha nos pontos onde ficou danificada. Além disso, é preciso garantir material circulante que assegure todos os horários ao longo de cada dia, assim como a conclusão das obras de modernização e electrificação no troço Caldas da Rainha/Meleças, e, é necessário, lançar a obra de modernização e electrificação do troço", acrescenta a comissão.