Sociedade

Arquitecta e engenheira de Leiria vencem concurso de urbanismo Europan na Finlândia

6 dez 2019 11:03

As irmãs Joana Gil Ribeiro e Carolina Gil Ribeiro assinam projecto em co-autoria com o arquitecto Rui Cunha

arquitecta-e-engenheira-de-leiria-vencem-concurso-de-urbanismo-europan-na-finlandia
Proposta de intervenção para um antigo centro de pesquisa em agricultura, no município de Tuusula
DR

Joana Gil Ribeiro (arquitecta) e Carolina Gil Ribeiro (engenheira do território especialista em planeamento urbano), em conjunto com o arquitecto Rui Cunha, de Torres Vedras, co-autor, venceram o concurso internacional de urbanismo Europan na competição dedicada ao município de Tuusula, na Finlândia.

As duas irmãs, naturais de Leiria, viram premiado o projecto Anttila Farm Incubator, que propõe uma nova visão para um antigo centro de pesquisa em agricultura.

Agora, preparam-se para fundar a própria empresa, com o nome O Ark, direccionada para o mercado português e nórdico.

Joana Gil Ribeiro e Carolina Gil Ribeiro vivem, actualmente, em Estocolmo, na Suécia. Joana trabalha num ateliê de arquitectura e Carolina é investigadora do KTH – Instituto Real de Tecnologia, no âmbito de um doutoramento em energia e estudos climáticos.

Em 2019, o Europan recebeu 901 projectos com propostas para 47 locais em 12 países, sob o tema cidades produtivas.

Foram anunciados 44 vencedores, 47 segundos classificados e 45 menções honrosas.

Anttila Farm Incubator debruça-se sobre uma antiga quinta pertencente à Câmara Municipal de Tuusula, onde existem edifícios devolutos, e outros em uso, mas degradados.

O principal conceito da nossa proposta é a criação de uma incubadora de quintas num bairro ecológico. Nesta incubadora, os agricultores podem criar a sua empresa alicercados por uma conexão com as universidades e podem pesquisar novas maneiras de produzir de forma mais sustentável”, explica Joana Gil Ribeiro.

Essas técnicas podem ser testadas no sítio do projecto e mais tarde nos seus próprios terrenos. Adicionalmente, criamos um conceito de habitacão sustentável, adaptável e reconvertível no interior da estrutura das estufas – bastante adaptável ao clima da Finlândia. Criamos também um conjunto de equipamentos que servirão a populacão”, descreve ao JORNAL DE LEIRIA.

De acordo com a arquitecta, o que mais agradou ao júri foi o conceito forte em torno da economia circular e da sustentabilidade, visível em todas as partes do projecto, desde a planta de implantação à ideia dos edifícios. E, ainda, o facto de ser uma proposta ambiciosa, com um plano a 20 anos.

O concurso Europan é uma competição internacional para arquitectos e especialistas em planeamento urbano com menos de 40 anos de idade. O primeiro prémio ascende a 12 mil euros.