Sociedade
Furtos de cabos e gasóleo atrasam reposição de água em Leiria e Porto de Mós
Casos reportados às forças de segurança
O furto de cabos e de gasóleo de geradores está a atrasar a reposição do abastecimento de água nos concelhos de Leiria e Porto de Mós.
Depois de ontem os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria terem denunciado o furto de cobre e danos numa estação elevatória, hoje o município de Porto de Mós tornou pública uma situação semelhante registada no concelho.
“É mesmo revoltante. Depois de uma catástrofe natural, quando as pessoas já estão fragilizadas e a tentar sobreviver, ainda ter de lidar com esse tipo de atitude é de cortar o coração. Roubar cabos e gasóleo não é só roubo, é tirar luz, água, cuidados médicos e segurança a quem mais precisa”, escreveu Eduardo Amaral, vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, nas redes sociais, onde publicou fotografias.
À agência Lusa, o autarca explicou que furtaram “cabos de alimentação dos geradores que estavam a servir as centrais de transferência de água” e “têm andado a roubar o gasóleo dos próprios geradores”.
A última situação ocorreu esta noite em Casais de Matos, na freguesia de Calvaria, e afectou a população da sede do concelho, Juncal e Pedreiras.
“Isto era na central de captação, onde a água depois é bombeada para os outros depósitos. Cortaram a fonte de alimentação”, esclareceu o vereador, referindo que a autarquia teve de recorrer a serviços externos para a instalação de novos cabos, já executada.
Eduardo Amaral explicou que o município tem colocado “geradores nas estações de bombagem de água, para poder alimentar toda a rede de distribuição”.
“Ainda não conseguimos ter abastecimento total, estamos ainda à procura de mais alguns geradores, para ter a estrutura completa a funcionar”, adiantou, confirmando que a situação foi reportada à Guarda Nacional Republicana.
Em Leiria, o furto de cobre e danos numa estação elevatória provocou atrasos na reposição do abastecimento na União de Freguesias de Colmeias e Memória. Segundo fonte dos SMAS, é a terceira vez que aquela estação, na Boa Vista, é alvo de furtos, sendo que, "desta vez, roubaram o cobre todo".
O furto vem atrasar a reposição do abastecimento de água. Tínhamos o gerador pronto para ligar e agora não dá", declarou, explicando que a situação obriga a empresa a ter de comprar agora "cabos de alumínio, para ver se não se repete".
Numa mensagem nas redes sociais, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, classificou o furto como "inadmissível e inaceitável".
"Num momento em que as equipas estão no terreno, a trabalhar intensamente para repor o abastecimento de água à população, este ato vem prejudicar todos e pôr em causa um serviço essencial. Não afecta apenas o município, afecta famílias, empresas e serviços que dependem da água no dia a dia", destacou Gonçalo Lopes.
Fonte do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma ter tido conhecimento da ocorrência, tendo-se deslocado a local para averiguar.