Entrevista

Eduarda Fernandes: “Queremos dinamizar um ecossistema, que ajuda a fomentar a felicidade"

4 abr 2024 09:35

Tornar a Startup Leiria na startup de toda a região é o sonho da presidente desta associação. Entende que o trabalho em rede e com mais escala captará mais empreendedorismo, mais inovação e destaca o território

Eduarda Fernandes
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A Incubadora D. Dinis, com a qual se fundiu a Startup Leiria, começou a ser delineada há precisamente 20 anos. O papel das incubadoras modificou-se ao longo destas décadas?
Sim, porque também o panorama em termos de empreendedorismo foi mudando. A nossa, em concreto, mudou e muito. Quando foi criada, há 20 anos, por três associados fundadores, que foram o Instituto Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria e a Nerlei, pretendia começar a estimular um espírito de empreendedorismo na região. Hoje, tendo em conta o rápido desenvolvimento das novas tecnologias, a Inteligência Artificial, etc., também o tipo de competências dentro das incubadoras é diferente. E precisamos de nos adaptar muito mais rapidamente do que acontecia no início da vida destas incubadoras.

Que ambiente diferenciador se respira hoje na Startup Leiria?
Eu diria que, para já, é a nossa equipa. É a melhor coisa, o melhor activo que nós temos. A equipa que temos, a liderança que temos, marca uma diferença muito grande. Fizemos a fusão há cerca de três anos, entre a IDD, que era uma incubadora, e a Startup Leiria 1.0, que era uma aceleradora. E, desde então, tivemos um crescimento acentuadíssimo. Temos uma dinâmica que é de registar. Eu diria que a característica diferenciadora é a equipa motivada que temos, trabalhadora. Gostamos de nos apelidar de givers. Ou seja, acabamos por incluir na nossa missão, no nosso plano de actividades, não só a questão da criação de valor, ajudar as empresas da região a criar valor, mas queremos dinamizar um ecossistema que ajuda a fomentar a felicidade. Não só da equipa, que gosta de trabalhar aqui, mas também dos nossos empreendedores, que querem crescer, querem criar valor, querem ter negócios com sucesso e, acima de tudo, felizes.

Esse sucesso traduz-se em números concretos?
Sim. Já apoiamos várias centenas de projectos, de empresas, de startups, desde que fomos criados. Por exemplo, 2023 foi o melhor de todos estes 20 anos. Tivemos crescimento bastante acentuado em termos de resultados financeiros. Mas, mais do que os resultados

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ