Opinião

Viver é uma história como outra qualquer

3 jan 2019 00:00

Ainda que a contragosto, pouco se demoram as conquistas e as vitórias, os amores e as ambições. Não. Por esta altura, já sei que viver dá luta, escrever também.

Na vida como num texto, a página em branco. Uma e outra vez e - por esta altura, já sei - as vezes que forem necessárias.

Na vida como num texto, mete respeito a página em branco. Ao mesmo tempo assustadora e auspiciosa, na mesma medida solitária e espalhafatosa.

Num texto como na vida, pouco importam as palavras ditas ou as aventuras prometidas. Imaginadas e contruídas com a melhor das convicções.

Ainda que a contragosto, pouco se demoram as conquistas e as vitórias, os amores e as ambições. Não. Por esta altura, já sei que viver dá luta, escrever também.

Chego a suspeitar que façam parte conjunta de um plano maior do que eu. Na escrita como na vida, quando é para começar de novo, é para começar de novo. Com algum talento, perceber a tempo que há heróis que não servem as missões que lhes confiámos. Histórias que jamais terminariam da forma que idealizámos, se ao menos estivéssemos mais atentos.

Mais comprometidos. Menos cheios de nós.

É perceber que há trabalhos que jamais serão odisseias e que há caminhos que não levam a lugar nenhum.

Na vida como num texto, a página em branco é recorrente. Insistente. Obstinada. Um refazer de histórias possíveis que nunca aceitará um conflito menor do que nós. Por esta altura, já sei, não é possível existir em irresponsável complacência.

Não chega querer sem verdadei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ