Opinião

Vídeo-árbitro ou vídeo-vigilância aos políticos?

6 set 2017 00:00

O vídeo-árbitro é um sistema tecnológico usado a fim de ajudar o árbitro a tomar uma decisão correta.

Este sistema já é utilizado no ténis, rugby e críquete. O vídeo-arbitro tem como base um programa informático que capta, por diversos ângulos, a trajectória da bola e dos jogadores, criando uma imagem 3D de alta precisão.

Que lances podem ser analisados pelo vídeo-árbitro? Lances relativos à validação de golos, amostragem de cartões de vermelhos, expulsões de jogadores e na identificação de infrações disciplinares que possam não ter sido detetadas durante o jogo.

A qualquer momento, o árbitro pode solicitar o apoio do vídeo-árbitro ou, ele próprio, consultar as imagens dos lances através de monitores colocados no lado oposto ao do banco dos suplentes.

E se fosse possível ter um sistema de vídeo-árbitro na Assembleia da República ou no Parlamento Europeu? Que “lances” decisivos dos nossos 230 deputados da Assembleia da República e dos 751 deputados do Parlamento Europeu seriam revistos pelos “árbitros” e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ