Opinião

Uma ideia estratégica

9 dez 2016 00:00

Novos tempos vieram e toda aquela azáfama se esfumou. Mas, pior que isso, foi que todas aquelas infra-estruturas caíram de obsoletas.

Faço apelo à memória (à minha); e vejo que nos finais da década de sessenta do pretérito século a zona ribeirinha de Lisboa transpirava num frenético movimento de actividades empresariais como corolário de “negócios”, navios à carga, armazéns de retém e apoio recebiam mercadorias à espera de oportunidade para embarque, ora chegavam, ora zarpavam. Era o que era. Um desses armazéns, sito na Rua da Manutenção, 88, pertencia à empresa Gomes de Carvalho, Ldª., de Monte Redondo, e desta partiam todos os dias mais do que uma camioneta carregada da famosa madeira trabalhada do pinhal de Leiria. Enfim, as exportações eram a razão e sustento de milhares de empregos a montante e a jusante.

Novos tempos vieram e toda aquela azáfama se esfumou. Mas, pior que isso, foi que todas aquelas infra-estruturas caíram de obsoletas. Ainda assim, ébrios de prazer, alguns desses armazéns deram lugar a um centro de lazer nocturno como se daí adviesse progresso social; pura ilusão.

Contudo, uma ideia estratégica nasceu para a zona ribeirinha como fora a sua requalificação de modo a voltar a receber grandes navios, não os de carga como os de outrora, mas em vez desses trazendo turistas aos milhares de outras paragens de um mundo de progresso e bem-estar.

E agora o que podemos ver? Agora vemos uma zona em acelerada requalificação. Saio da Expo costa abaixo a caminho da Fundação Champalimaud, outra infra- -estrutura a enriquecer a zona, na qual se cruzam centenas de pessoas com défices de saúde, como eu. No trajecto, topo com centenas, senão milhares, de máquinas e outras forças braçais na requalificação da zona ribeirinha. Muitos dos edifícios em escombros estão a dar lugar a novos e amplos espaços de circulação, a novas infra-estruturas de apoio onde aportam todos os dias enormes e faustos navios de turistas que demandam Portugal em busca dos soalheiros espaços verdes e airosos, de gastronomia a contento e de serventia afável. E tudo o mais que agrade.

*Mestre em Gestão

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.