Opinião

Um gasoduto e a guerra de Alepo a Berlim

22 dez 2016 00:00

Todos os dias criticam e criam uma realidade falseada por encenações ridículas apoiadas pelos “comentadeiros” e “jornaleiros” que todos os dias na televisão, rádio, jornais e nos mais variados sites nos mentem sem qualquer pudor!

A Europa e os Estados Unidos deviam estar a aplaudir os esforços russos para salvar um país com uma história extraordinária como a Síria. Antes pelo contrário, todos os dias criticam e criam uma realidade falseada por encenações ridículas apoiadas pelos “comentadeiros” e “jornaleiros” que todos os dias na televisão, rádio, jornais e nos mais variados sites nos mentem sem qualquer pudor!

O verdadeiro motivo para a guerra na Síria foi a recusa do presidente Bachar Al-Assad em dar passagem no seu país a um gasoduto que iria servir de meio para a entrada do gás do Qatar na Europa e assim reforçar a influência desse país árabe, aliado Americano, na Europa, e por outro lado diminuir a influência da Rússia.

Esse gasoduto iria atravessar a Arábia Saudita, a Jordânia, a Síria e a Turquia e custaria mais de 10 biliões de dólares. Os Estados Unidos, Reino Unido e seus aliados árabes, financiam e prestam apoio militar aos terroristas da Al-Queda e Daesh para espalharem a morte e destruição por toda uma região rica em hidrocarbonetos que tanto
querem explorar.

*Professor e investigador
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.