Opinião

Toponímia de Leiria XXXIII: João Correia Mateus

16 jun 2016 00:00

Contudo, foi como Presidente da Câmara Municipal de Leiria onde mais se distinguiu.

João António Correia Mateus nasceu a 20 de Setembro de 1857 em Zambujal, Condeixa-a-Nova. Depois de se formar em Teologia no Seminário Diocesano de Coimbra, onde foi ordenado presbítero, e em Direito pela Universidade de Coimbra, foi nomeado professor do Liceu Nacional de Leiria, em 1890. Mais tarde foi Reitor do referido Liceu.

Correia Mateus foi Presidente da Associação Protectora dos Pobres, Presidente de Exames dos Candidatos ao Magistério Primário e Membro da Sociedade de Instrução Militar Preparatória Todavia, entre as várias actividades profissionais e cívicas onde esteve envolvido, teve enorme mérito como Juiz de Direito, Advogado e Jornalista. Nesta última área é de destacar a direcção do jornal "Povo de Leiria".

Contudo, foi como Presidente da Câmara Municipal de Leiria onde mais se distinguiu. Foi o último Presidente da Monarquia, entre 3 de Dezembro de 1908 a 6 de Outubro de 1910, vindo a exercer tais funções por mais duas vezes: 8 de Janeiro de 1914 a 31 de Dezembro de 1917 e de 16 de Fevereiro de 1919 a 7 de Janeiro de 1923.

Este ilustre Leiriense adoptivo foi, ainda, Governador Civil do Distrito de Leiria.

Grande amigo de Bernardino Machado (1851-1944) – Presidente da República por duas vezes – Correia Mateus foi convidado para fazer do seu Governo de Bernardino Machado quando este foi Presidente do Ministério (semelhante a Primeiro Ministro).

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Leiria foi por ele que passou a construção dos actuais Paços de Concelho, de autoria do Arquitecto Ernesto Korrodi, a instalação eléctrica, a construção do antigo matadouro, assim como os primeiros trabalhos de canalização de águas em Leiria, elaborados pelo Engenheiro José Theriaga.

*Vice-Presidente do Centro de Património da Estremadura Presidente da Associação Açores/Leiria

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.