Opinião

Tito Larcher (IV)

10 mai 2018 00:00

No fim do ano findo, novamente me disse que no orçamento ia entrar a verba e que nova Junta a aprovaria, etc…

Criadas, em 1913, as Juntas Gerais do Distrito, substituindo as Comissões Distritais, é-lhes atribuído um vasto conjunto de competências de administração supramunicipal (cf. Lei n.º 88, de 7 de Agosto de 1913).

Tito Larcher, o fundador da Biblioteca, do Arquivo e do Museu, não poupa a de Leiria, no seu “ponto da situação” feito há 100 anos. Transcrevo do Jornal de Leiria de 12 de setembro de 1918 (nº81): “Em fins de 1916 falei com o chefe de serviços dessa corporação, sr. padre Augusto Baltasar, e, de acordo com ele, oficiei a Junta Geral pedindo-lhe o seu auxilio, mas nunca obtive resposta oficial.

Passado algum tempo, diz-me o sr. Baltasar que um vogal de Alcobaça se tinha oposto à aprovação e por isso não me metera no orçamento verba para tal fim, mas que se na Junta estivessem os mesmos indivíduos ao elaborar-se o orçamento do futuro ano, incluiriam 100$00 escudos. - Mas, dos leirienses que faziam parte da Junta, nenhum defendeu o seu pedido? - inquirimos. - Isso perguntei eu (…) e a resposta foi esta: - você bem vê, etc. e tal, porque etc…

(…). Alguns meses depois (…) diz-me (…) que sim, mais que também, que muito embora não fosse incluida no orçamento (…) tinha já uma rubrica onde podia satisfazer-se a importância pedida, e que seria atendido…

No fim do ano findo, novamente me disse que no orçamento ia entrar a verba e que nova Junta a aprovaria, et

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ