Opinião

Teorias rurais

10 jul 2016 00:00

Contrariando as expectativas de alguns, estou já de regresso à nossa simpática região, após três semaninhas de périplo pelo continente europeu!

Durante esta verdadeira 'vacance' apostei no turismo de espaço rural, afastando-me convictamente dos jovens italianos que por esta altura dominam todo o mediterrâneo central, suas praias e danceterias. Atravessei grande parte da zona centro-europeia, quase aos seus limites asiáticos, em busca dos últimos bisontes continentais, hoje apenas livres nos bosques de Bialowieża, nos confins da actual Polónia. Fabulosa aventura que recomendo a todos os leitores que para além de bisontes gostem também de batatas e cogumelos.

No comboio descendente tomei contacto directo com a produção e transformação de cereais nas Ardenas belgas e francesas. A impressionante fertilidade destes campos, assim como a sua extensão, tocam qualquer leiriense, habituado sobretudo a silvas, surribas e eucaliptos descontentes.

Mais abaixo, no centrão francês, fui tocado em Limousin por belíssimos bois, que em breve penso importar para a serra de Minde. Sei que os pastos não são os mesmos, e que estes agradáveis bovinos são animais de muito feno. Tentarei contudo esta empreitada, se o Quadro Comunitário de Apoio assim o entender.

Alerto antecipadamente os aventureiros que arrisquem uma expedição nesta região, hoje fortemente policiada devido ao perigo do terrorismo, que não se trata de uma zona vinícola... Sendo recomendável que os visitantes se apetrechem, por exemplo, em Cahors, antes de penetrarem no Limousin profundo.

De regresso a casa surpreendeu-me bastante o ambiente festivo que encontrei. Contínuo foguetório, manhãs alegres com celestiais rugidos pirotécnicos percorrendo, nomeadamente, os céus dos Marrazes.

Não se trata de terror, nem de horror, ou coisa parecida: é pura festa ou, nas palavras do poeta, a 'Pavorosa ilusão da eternidade' aqui ligada aos bailes, às missas e aos petardos.