Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Opinião

Francisco Freire Voltar

15:28 - 27 Junho 2019
Teorias rurais

Teorias rurais

É aí, entre filipinos, somalis e alguns nepaleses, que deverei já gozar o São Pedro, festa maior em Porto de Mós e também noutras localidades.

Após inúmeras peripécias que vieram confundir o meu calendário, com a quase sobreposição das datas do solstício, das presidenciais na Mauritânia e do São João, consegui arranjar uns dias para repousar nas Termas de Monte Real antes de iniciar a campanha da pera rocha nas Caldas da Rainha.

É aí, entre filipinos, somalis e alguns nepaleses, que deverei já gozar o São Pedro, festa maior em Porto de Mós e também noutras localidades.

Se o foguetório mantiver a qualidade dos últimos anos, e se as distintas autoridades permitirem a chuva de canas e cinza, vou ficar na serra até o sol raiar, entre sardinhas e morcelas.

Na verdade, o programa que acarinhei na Fórnea, no passado solstício, foi muito parecido. Apenas substitui as sardinhas por queijo do Rabaçal, de forma a criar um enquadramento absolutamente terreno com as movimentações astrais regulares.

Os ciclos ecológicos alteram-se rapidamente e o avanço das pereiras no sul do distrito conduz hoje a uma forte mobilização de trabalhadores temporários para esta região. Acompanhando a monocultura do momento, repetem-se velhos hábitos.

É verdade que os “maltezes”,  

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto





Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador