Opinião

Talvez saber em teoria

9 fev 2017 00:00

O que é que nos fez chegar aqui e para quê?

Gostaria de vos dizer que não sei o que vou escrever, mas que decidindo fazê-lo acredito que no decorrer do tempo em que escrevo acabarei por escrever algo. Basta dizermos sim e logo as coisas podem começar. Como uma molécula diz sim a outra molécula para poder construir a matéria.

Depois penso no que existiria antes do universo. O que é que nos fez chegar aqui e para quê? Sem falar de como chegámos – a teoria do Big Bang. Recomeçar a cada instante, a cada dia, a cada época, a cada mudança de governo, e dizer sim para que as coisas se criem ou acreditar que possam mudar recriando-se.Não é que não se criem pelo «não», pois a resistência também é criativa.

Vejamos a recente marcha das mulheres em Washington contra certas medidas de Trump. Depois, para tantas questões, não existem por vezes muitas respostas, ou para uma questão genérica não existe uma questão específica, ou deveremos dar uma resposta genérica a uma pergunta precisa?

Depende sempre do ângulo em que vemos as coisas. No outro dia via uma folha tombar de uma árvore e levada pelo vento, eis que se imobilizou no espaço. E por um instante deixei de acreditar na teoria da força da gravidade de Newton, ao ver a folha imobilizada no ar. Teoria desenvolvida a partir da queda de uma maçã da árvore e explicada de forma mais precisa pela teoria geral da relatividade de Einstein.

Sempre nos disseram que os corpos, a matéria, têm um peso sobre o qual a força da gravidade atua, mas naquele instante o contrário manifestava-se em frente dos meus olhos.

*Coreógrafo
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.