Opinião

Sun Tzu revisitado

16 mar 2018 00:00

É de realçar que alguns académicos duvidam mesmo da sua existência histórica (acreditando que a Arte da Guerra será uma espécie de compêndio gerado por várias pessoas).

Sun Tzu terá sido um general chinês, estratega militar, escritor e filósofo que viveu no período oriental de Zhou da antiga China. Sun Tzu é tradicionalmente creditado como autor da Arte da Guerra, um trabalho de estratégia militar de grande influência que afetou a filosofia e o pensamento militar, primeiro no Oriente e depois, séculos mais tarde, no Ocidente.

Alguns antigos historiadores tradicionais chineses situam-no como ministro do rei Helü de Wu e datam a sua vida no período de 544-496 a.c. Outros autores associam o seu nome a Sun Bin, outro general (e potencialmente seu descendente), que também escreveu um tratado sobre táticas militares.

É de realçar que alguns académicos duvidam mesmo da sua existência histórica (acreditando que a Arte da Guerra será uma espécie de compêndio gerado por várias pessoas). Tenha sido ele um general ou “vários”, a verdade é que o pensamento de Sun Tzu marcou de forma indelével a moderna estratégia.

Neste sentido, existem na sua obra algumas lições fundamentais para o gestor moderno. Por exemplo, Sun Tzu afirma que devemos escolher as nossas batalhas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO