Opinião

Sucesso de museus

10 jan 2019 00:00

A vedeta do ano foi o Louvre, que fechou as contas com 10,2 milhões de visitantes, um record absoluto.

A imprensa começou agora a trazer-nos os números das visitas de 2018 a museus e a revisitar os rankings nacionais e internacionais. A vedeta do ano foi o Louvre, que fechou as contas com 10,2 milhões de visitantes, um record absoluto.

A direcção do museu mostra-se satisfeita com o êxito, embora reconheça que o crescimento se tem feito sobretudo à custa dos visitantes estrangeiros – nomeadamente asiáticos (os chineses terão contribuído com um milhão, aumentando 40% relativamente ao ano anterior).

Para o aumento extraordinário de entradas no Louvre (2,2 milhões, cerca de 25% relativamente ao ano anterior), no qual os técnicos da instituição reconheceram um público jovem e não frequentador habitual de museus, terá contribuído um vídeo-clip da canção Apeshit que os cantores Beyoncé e Jay-Z rodaram nas escadarias e salas do museu. O clip teve 150 milhões de acessos no youtube.

Em Espanha, o museu mais visitado em 2018 foi o Centro de Arte Reina Sofia com 3,9 milhões de visitantes, seguido pelo Prado, com 2,9. No ranking espanhol, o segundo museu mais visitado foi o Guggenheim de Bilbao (1,3 milhões), a Caixa Fórum de Madrid (950 mil) e o Thyssen-Bornmisza ( 910 mil).

Em Itália, o museu mais visitado é desde há alguns anos a Galleria degli Uffizi em Florença. Não foram ainda divulgados os números de 2018, mas terão ultrapassado os 3,4 milhões de visitantes de 2017.

A inserção dos museus neste contexto do turismo urbano de massas produziu alterações significativas na agenda das suas direcções. A museografia viu-se obrigada a responder, por exemplo, aos públicos para os quais tirar uma selfie junto de uma peça icónica passou a ser a experiência fundamental da visita.

O director dos Uffizi verificou em 2015 que a segurança do museu exigia que reordenasse todo o enquadramento do acesso &ag

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ