Opinião

Setembro de Luta(s)

22 set 2023 11:14

Mesmo que dê trabalho e nos tire tempo de família, descanso, ou ócio, é importante que nos juntemos nas lutas pela conquista de direitos

Entre as várias catástrofes naturais de impactos devastadores neste Verão recordista revelador da injustiça social das Alterações Climáticas; as tiradas sexistas de altos dignitários que pouca dignidade revelam; passando pelo indizível cataclismo humano de milhares de vidas perdidas no Mediterrâneo, parece que tudo se reveste de uma enorme urgência de entender e, acima de tudo, agir.

Mas, se nem sempre essa acção parece estar ao nosso alcance, também há uma coisa que poucas pessoas sabem: a sociedade civil tem muito mais poder do que se imagina. A acção organizada em comunidades e grupos de interesse é um instrumento democrático legítimo complementar às eleições, que informa os decisores políticos acerca das preocupações, interesses, necessidades e vontades das pessoas, nas várias dimensões das suas vidas - desde o lixo da sua rua, até à conquista de direitos fundamentais.

É por isso que, mesmo que dê trabalho e nos tire tempo de família, descanso, ou ócio, é importante que nos juntemos nas lutas pela conquista de direitos. E este mês há duas coisas por que nos podemos juntar e lutar em Leiria: já no próximo dia 24, com início às 15h00 na ESECS, teremos a 3ª edição da marcha LGBTQIA+ de Leiria, que volta a afirmar a defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+, contra todas as formas de discriminação.

A Marcha é linda, e “é sempre bem-vinda quem vier por bem”! Outra luta a que temos de nos juntar de forma a deixar bem claro a quem nos governa que mais medidas terão de entrar rapidamente em acção, será a concentração Casa para Viver, que junta vários movimentos a nível nacional pelo direito à habitação, e que também acontecerá em Leiria com o Movimento Porta-a-Porta - Casa para Todos.

Este direito inscrito no artigo 65º da nossa Constituição está ainda e cada vez mais por cumprir, num revés histórico que compromete toda a nossa estrutura social, e que a todos deve indignar.

Dia 30, às 15h00, na Fonte Luminosa, é precisa a presença e solidariedade de toda a gente - não apenas de quem não encontra uma solução digna de habitação.

A rua é sempre só o início de um caminho que tem necessariamente de se revestir de trabalho, debate, negociações, conquistas e consensos possíveis. Mas estar lá, dar forma e número, é o primeiro passo imprescindível para que tudo o resto avance. Por isso, não faltem!