Opinião

Serão mesmo eleições autárquicas?

29 set 2017 00:00

Meu Caro Zé,

Esta coisa das chamadas eleições autárquicas está a dar-me a volta à cabeça, porque é um enorme e ignorado desafio à Ciência Política (cada vez menos estudada com verdadeiro rigor), em particular pelo modo como a campanha está a ser conduzida e pelas espantosas afirmações que todos os dias se ouvem e veem (na televisão).

Base de partida que parece consensual: as eleições autárquicas não têm nada a ver com as legislativas. São questões locais e como tal devem ser entendidas. Lá vem o líder da oposição dizer que os resultados, mesmo que maus, não têm nada a ver com a sua posição de oresidente ou o primeiro-ministro também a afirmar (na noite de 6ª feira passada na TV) que as eleições autárquicas têm caraterísticas locais, mas não têm influência na política nacional.

Só que, no sábado de manhã, confrontado com o “famoso” (existente ou inexistente?) relatório sobre Tancos e seus potenciais efeitos sobre a posição do ministro da Defesa, afirmou, sem qualquer rebuço, que não tratava desses assuntos em época eleitoral.

Mas a época eleitoral não é para as autarquias, as tais que não têm que ver com a política nacional em sentido lato? Não têm? Então porque é que os líderes se afadigam pelo país fora, dando beijinhos e abraços às populações, tornando-se os principais figurantes das “arruadas”, deixando na sombra os candidatos locais, aqueles que devem ser os protagonistas da campanha e que se apagam perante os líderes partidários.

E estes, quando falam, e falam sempre, não deixam de aproveitar referir, em eleições que dizem nada ter a ver com a política nacional, os grandes sucessos dessa política (os afetos ao Governo) e outros (os da oposição), aproveitando certos “erros” ou “falhas” que entretanto estejam a ser atribuídos à governaç&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ