Opinião

Semana das 28 horas trabalho

15 fev 2018 00:00
joao-carvalho-dos-santos
João Carvalho dos Santos

Os trabalhadores irão ainda ter um aumento salarial de 4,3% e passam a receber dois prémios anuais. Um de 400 euros, fixo, e um outro de 27,5% do salário mensal uma vez por ano.

Fevereiro de 2018 pode ficar na história como o ponto de viragem no que toca aos direitos dos trabalhadores, a semana das 28 horas de trabalho é uma realidade.

Na Alemanha o sindicato que representa os trabalhadores da indústria metalúrgica e de engenharia, o IG Metall, anunciou um acordo com a Südwestmetall, a confederação e entidade patronal dessa mesma indústria do Estado alemão de Baden-Württenberg, onde estão as gigantes Daimler AG e a Bosch.

Nesse acordo ficou definido que os trabalhadores com filhos pequenos ou que têm ao seu encargo familiares doentes ou idosos podem reduzir o seu horário de trabalho das 35 horas semanais para as 28 horas semanais.

Os trabalhadores irão ainda ter um aumento salarial de 4,3% e passam a receber dois prémios anuais. Um de 400 euros, fixo, e um outro de 27,5% do salário mensal uma vez por ano.

Importa salientar que os trabalhadores podem escolher oito dias extras de férias com dois dias pagos pelo empregador em vez dos dois prémios mencionados anteriormente. Estes prémios podem ser alteradas em caso de agravamento das condições económicas.

Que irão dizer agora os defensores da exploração dos trabalhadores? Que as empresas irão  

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO