Opinião

Resposta ao direito de resposta: "Limpinho, limpinho"

4 mai 2017 00:00

A direcção do Jornal de Leiria entende que a resposta da Câmara Municipal de Leiria ao editorial da edição de 20 de Abril foi despropositada e efectuada num tom excessivo face à opinião que lhe deu azo.

No editorial em causa, o director do Jornal de Leiria apenas emite uma opinião crítica sobre os moldes em que o concurso para o projecto de arquitectura e especialidades do futuro Centro de Actividades Municipal foi lançado, opinião que mantém e que é corroborada por diversos arquitectos com quem o Jornal de Leiria falou, bem como pela própria Ordem da profissão.

O ambiente de suspeição referido e contestado pela Câmara Municipal foi sentido junto de alguns desses mesmos arquitectos com quem o Jornal de Leiria falou, que não percebendo as razões dos moldes definidos para o concurso numa obra tão importante, com valores que ascendem aos 12 milhões de euros, levantam hipóteses menos próprias tratando-se de um concurso público, que poderão ser injustas.

Por essa razão e por ser importante que nenhuma dúvida ensombre uma obra pela qual a cidade espera há tantos anos, o Jornal de Leiria lançou o desafio aos dois candidatos que apresentaram propostas, no sentido de disponibilizarem os suportes informáticos em que trabalharam para que se possa confirmar que não há razões algumas para as referidas suspeições.

Ou seja, a suspeição não foi lançada no editorial que, pelo contrário, abordou o tema no sentido de mostrar a importância de o assunto ser esclarecido.

Não houve intenção alguma, como é óbvio, de "lançar lama" para quem quer que seja, muito menos para os técnicos da câmara e para os seus responsáveis políticos, por quem o Jornal de Leiria tem bastante consideração.