Opinião

Quando o coração não cabe no peito

9 dez 2021 15:45

Esquecemo-nos tantas vezes dos outros para quem o Natal é tão pouco

No corre corre dos dias e do mundo há um Natal que aí vem.

Ocupados com os nossos, as nossas coisas, o nosso pequeno mundo, esquecemo-nos tantas vezes dos outros para quem o Natal é tão pouco, tantas vezes nada.

Mas há gente que vive e trabalha para esses outros – no Natal e no resto do ano - e se junta numa organização cujo coração não cabe no peito e se chama InPulsar.

A
 InPulsar faz aquilo tudo que gostaríamos de ver feito para os outros, os que mais precisam. Todos os dias.

E o que temos nós de fazer? Simples: anotar o NIB num papel e enviar um donativo.

Podemos não resolver o mundo todo, mas podemos resolver alguma coisa do mundo de alguém. E no mundo de hoje, convenhamos, não é pouco.

E que projectos da nossa região são financiados com estes contributos?

O Morada Certa – Leiria Housing First proporciona o acesso directo a uma habitação a pessoas que se encontrem a viver em situação de sem-abrigo na cidade de Leiria bem como um conjunto diversificado de serviços de suporte, flexíveis e individualizados.

O Gira Comigo promove a inclusão social das crianças, jovens e adultos ciganos/as, através de oficinas para o desenvolvimento de competências sócio emocionais, a mobilização de saberes e costumes da cultura cigana e a dinamização de espaços de participação cívica.

O projeto Giro Ó Bairro promove competências pessoais e sociais (relacionais, comportamentais e cognitivas) para a autonomia, sentimento de pertença e que sejam capazes de gerar uma mudança social.

O projecto D’El-Rei 4G promove a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a acção integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Parceiros, Azoia e Maceira.

O projecto Giros na Rua, com Gabinete de Apoio e Equipa de Rua destina-se a contribuir para o diagnóstico e melhoria das condições sócio-sanitárias das pessoas utilizadoras de substâncias psicoativas (SPA) e para o seu encaminhamento social e terapêutico.

O Redes na Quint@ – E8G é um projecto de intervenção local junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis na União de Freguesias de Marrazes e Barosa. Intervém especificamente na Urbanização Quinta do Alçada.

Sob o mesmo Céu foca-se na comunidade e visa ampliar políticas de desenvolvimento social e de actuação no espaço público, procurando repensar espaços como lugares de encontro, de integração entre as pessoas, de formação e de construção de cidadania. As práticas artísticas multidisciplinares como arquitectura, audiovisual e artes plásticas surgem como veículo de combate aos problemas sociais identificados no território de intervenção.

O GIP – Gabinete de Inserção Profissional presta apoio no percurso de (re) inserção no mercado de trabalho da população Imigrante.

Agora que já sabe, anote num papel: NIB: 5180 0001 0000 0117 3550 4. geral@inpulsar.pt. 910829160. www.inpulsar.pt