Opinião

Projectos e tristeza

9 mar 2017 00:00

A iniciativa IPL Indústria, que em apenas três anos conseguiu triplicar o número de bolsas de estudo suportadas por empresas, é, inquestionavelmente, um projecto bem desenhado e que trará mais valias para todas as partes envolvidas.

Por um lado, é mais um passo na aproximação entre a academia e o tecido empresarial, fortalecendo uma relação determinante para o desenvolvimento da economia e do ensino superior desta região, por outro, incentiva os alunos a trabalharem para alcançarem bom desempenho, apoiando financeiramente os melhores.

Há ainda a realçar o aumentar de atractividade de cursos, principalmente das engenharias, que têm tido pouca procura face à necessidade que a indústria tem de recursos humanos qualificados nessa área.

Para lá das mais-valias referidas, esta iniciativa é também importante por poder servir de exemplo num País onde o mecenato é uma prática pouco comum, para não dizer rara, ao contrário do que acontece nos países anglo-saxónicos, onde boa parte da investigação, dos projectos culturais e da actividade das universidades é financiada pelo sector privado.

No fundo, além de ser uma afirmação de responsabilidade social, fazendo retornar parte dos ganhos à comunidade que os ajudou a alcançar, é também uma forma de contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e evoluída que, em geral, é o suporte das economias mais fortes.

Outro projecto interessante de que o Jornal de Leiria dá conta nesta edição é o Conta-me como era, aprende como é, promovido pela Misericórdia de Leiria e pelo Jardim-Escola João de Deus, que junta crianças e idosos num programa intergeracional.

Mais uma iniciativa que merece ser replicada, pois, como no caso do IPL Indústria, todos os intervenientes ficam a ganhar. As crianças têm a oportunidade de desenvolver os seus valores cívicos e humanos, ao mesmo tempo que poderão aprender com quem, fruto de um longo percurso de vida, tem muito que contar.

Os mais idosos recebem o carinho e a atenção de que tanto necessitam, desfrutando de momentos de convívio que lhes trarão motivação e alegria. Numa época em que tanto se fala do isolamento e do abandono dos mais idosos, vistos por muitos como um peso, este projecto aparece a relembrar que todos têm direito a viver dignamente até ao último dia de vida, recuperando, até, a memória dos tempos em que os mais velhos eram as pessoas mais importantes e sábias das comunidades.

Infelizmente, há pessoas que não têm a oportunidade de saber como é a velhice, sendo chamadas para qualquer outro lugar fora deste Mundo em idades precoces, na flor da vida.

Foi nesta falta de lógica em que vivemos que foi apanhada a drª. Ana Almeida, secretária-geral da ACILIS – Associação Industrial e Comercial de Leiria, Batalha e Porto de Mós, uma perda grande para o comércio destes concelhos, mas uma tristeza enorme para todos quantos a conheciam e a admiravam pela sua tenacidade, integridade, simpatia e carácter.

Era tão fácil ser amigo dela como agora é difícil ter conhecimento da sua partida. O Jornal de Leiria envia à sua família, à família ACILIS e a todos os seus amigos um abraço de solidariedade neste momento de profunda tristeza.

*director do JORNAL DE LEIRIA