Opinião

Potenciar o ensino superior em prol do desenvolvimento da região

24 mai 2018 00:00

A ESTM é na prática uma instituição de âmbito nacional e progressivamente tem vindo a desenvolver relações de cooperação Internacional.

Os fluxos de comunicação e a globalização têm vindo a acentuar a importância do conhecimento na construção do bem comum e de sociedades mais justas e solidárias. O ensino superior tem um papel acrescido nesta matéria, produzir e partilhar conhecimento em prol do desenvolvimento das regiões faz não só parte da sua missão e responsabilidade social como potencia relações de proximidade com os diversos stakeholders, permitindo mais interação, mais sinergias e mais inovação.

O ensino superior passa por um período de adaptação às novas necessidades sociais e económicas, a necessidade de captação de mais investimento, público e privado, a consequente contratação de mais recursos humanos, com particular ênfase no emprego científico e a descentralização de 5% das vagas dos grandes centro populacionais, Lisboa e Porto, permitirá não só potenciar regiões menos desenvolvidas como garantirá mais estabilidade e afirmação regional, nacional e internacional.

Não podemos esquecer a possibilidade dos Institutos Politécnicos, num futuro muito próximo, poderem conferir o grau de doutor. Também, possibilidade ainda mais remota, de trocar a palavra Instituto por Universidade, mantendo toda a matriz politécnica, processo aparentemente complexo, permitirá o ajuste cultural a nível nacional e transformará a imagem destas fantásticas instituições a nível internacional.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) estão naturalmente envolvidos na dinamização da região onde desenvolvem atividade de formação e investigação.

A ESTM disponibiliza TesPs, licenciaturas e mestrados nas ciências do Turismo, (nomeadamente no Turismo, Hotelaria e Restauração) e nas ciências e Tecnologia do Mar, (concretamente na Biologia Marinha, Biotecnologia e Engenharia Alimentar) consubstanciados nos seus 1.511 estudantes, na sua grande maioria nacionais e também de inúmeros países, tanto da União Europeia como extra comunitários.

A ESTM é na prática uma instituição de âmbito nacional e progressivamente tem vindo a desenvolver relações de cooperação Internacional. Os seus Grupos de Investigação (CiTUR e MARE) e os seus congressos científicos internacionais atestam esta aposta na investigação e ciência, particularmente no seu edifício CETEMARES, fazendo jus ao seu corpo docente altamente qualificado com o grau de doutor e às suas instalações e equipamentos tecnológicos de ponta.

Tudo o que se procura fazer é em prol dos estudantes, na sua valorização académica, na sua afirmação profissional e no seu crescimento enquanto homens e mulheres do mundo muito felizes por terem a ESTM - IPLeiria como grandes parceiros.

A ESTM tem um papel fundamental e muita responsabilidade na região, quer na dinamização e valorização social quer no desenvolvimento económico através de uma colaboração estreita com os diferentes parceiros públicos e privados, dinamizando a investigação, potenciando o conhecimento e atraindo mais estudantes e mais parcerias nacionais e internacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento da região e do país.

*Director da ESTM
Texto escrito de acordo com a nova ortografia