Opinião

Podem levar tudo, menos o associativismo!

27 jan 2024 10:24

Temos um país pendurado por arames a todos os níveis e em termos estruturais

Portugal é um país extraordinário, com tudo o que precisaríamos para ser um país evoluído, casos do património natural, construído, da cultura, da arqueologia e outras riquezas mais, contudo há uma riqueza que escasseia. A mentalidade que nos levou a grandes feitos é hoje pouco mais que uma memória.

Muitos ainda não perceberam, mas ainda não batemos no fundo e ainda iremos destruir mais aquilo que nos poderia levar a outros voos. Vivemos numa ilusão que insistimos em acreditar ingenuamente.

Temos um país pendurado por arames a todos os níveis e em termos estruturais, sendo que se manterá assim por décadas, daí tantos jovens tenham saído em busca de uma vida que nunca cá teriam, por mais que amem o seu país. Diria que ainda só não fomos ao fundo porque o associativismo tem sido uma bóia salvadora, já que este é transversal à sociedade. É uma riqueza que poucos conhecem, de facto.

Eu sou dos que aposta forte no associativismo, pois faço parte de 7 associações. Património, ambiente, espeleologia, geomorfologia, património geológico, mobilidade ciclável e bolota. Não é fácil, seja por me ter de desmultiplicar por tantas associações, seja pelo tempo despendido nas mesmas a ajudar, seja pelo gasto financeiro anual nas quotas.

São associações que vão desde o nível local até ao internacional. Apenas em duas delas ainda não pertenci aos órgãos sociais. E já pertenci a mais umas quantas associações, umas desportivas, outras humanitárias, já que o associativismo abrange tudo aquilo que é importante e podemos imaginar.

Não sou caso único, pois ainda vão havendo muitos corajosos que mantêm este tesouro nacional que é o associativismo. Contudo, e no cômputo geral, acabamos por ser poucos e, por isso, o desgaste ser enorme.

Resta saber até quando esta realidade se manterá e, mais importante, até quando aceitaremos impávidos e serenos ver o país ruir e todas as suas riquezas desbaratadas. Façam parte do associativismo activo, não falta por onde escolher!