Opinião

Pessoas, lugares e histórias

27 ago 2017 00:00

No próximo mês de setembro, nos dias 22, 23 e 24, realizam-se as Jornadas Europeias do Património.

Uma vez mais, Portugal, através da Direção Geral do Património, associa-se ao Conselho da Europa, apelando à participação das entidades e público em geral nas atividades que um pouco por todo o país se irão realizar.

Este ano o tema escolhido para as Jornadas é: Património e Natureza – Pessoas, Lugares e Histórias. A natureza pode ser sem dúvida o cenário para múltiplas atividades, que vão da recreação e lazer, à forma como as populações locais se relacionam com o meio, como as povoações crescem inseridas no contexto natural e paisagístico.

O conceito de património cultural sofreu ao longo dos últimos anos uma evolução, enfatizando tudo o que verdadeiramente lhe pode dar corpo, nessa relação nem sempre pacífica entre ambiente natural e construído.

Daí a importância das Pessoas, e da forma como se relacionam e exercem as atividades económicas, sociais e de recreativas. É deste exercício que se constrói a identidade dos Lugares e ela será tanto mais rica e afirmativa quanto as Histórias que consegu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ