Opinião

Pensar devagar

4 fev 2024 16:08

Se alguém me perguntasse tenho para mim que é uma boa ideia começar a pensar em Leiria nos nossos pequenos problemas

Fiquei há relativamente pouco tempo amigo de uma pessoa que faz parte de um grupo de gente que se junta para pensar nas pequenas coisas. Eles também pensam nas grandes é claro mas isso é mais vulgar e por isso menos interessante.

Vivem alguns numa pequena aldeia espanhola e os outros espalhados pela Europa toda e usam uma boa parte do seu tempo livre neste jogo de pensar as coisas que verdadeiramente incomodam, inquietam, mobilizam, estimulam as pessoas e só no breve período das eleições autárquicas merecem a atenção dos media e, frequentemente em resposta de amiba, aos movimentos e partidos políticos.

Esta gente se tem partido não se nota. Cada um sabe de si e a política nacional institucionalizada não é chamada para cima da mesa. O grupo pensa, não tem prazos a cumprir, não tem nada a perder nem a ganhar. As questões que coloca são como já disse em cima, as pequenas coisas. A falta de médico ou de enfermeiro, a ribeira poluída, a escola, o horário dos transportes públicos e um mundo de coisas muito importantes a que quase nunca se dá a mínima importância.

Há regras a seguir nesta conversa. Por exemplo, as dificuldades localizadas resolvem-se localmente; nenhum sítio, pequeno ou grande, é uma ilha isolada os problemas assemelham-se e todos podem contribuir para a sua resolução; devemos contar com as nossas próprias forças antes de começar a contar com a força de outros; nada funciona sem sabermos exatamente quanto custa e onde se vai buscar o dinheiro para a concretizar; falhar é sempre um impulso para fazer melhor.

E assim, devagar, se vai construindo uma proposta de solução. É indiferente, mas talvez não completamente indiferente, que os partidos e movimentos da política institucional não ligam nada a isto.

E, quando for o tempo dessas coisas vão dizer as mesmas coisas, encontra os mesmos problemas, propor as mesmas soluções, eleições após eleições. Se alguém me perguntasse tenho para mim que é uma boa ideia começar a pensar em Leiria nos nossos pequenos problemas e na forma de os resolver. As coisas demoram a pensar seriamente mais tempo do que gostaríamos.