Opinião

Ouro em bit

13 jun 2017 00:00

Coletivamente, Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft arrecadaram mais de 25 mil milhões de lucro líquido no primeiro trimestre de 2017.

Num mês marcado pela notícia da retoma económica portuguesa (sólida ou não, ela foi prevista nestas crónicas há muitos meses atrás), por mais atentados terroristas, pela saída dos EUA dos acordos climáticos de Paris (algo tão esperado quanto oco, já que a indústria das energias renováveis emprega muito mais pessoas do que a do carvão e petróleo e abre, por outro lado, uma avenida para tarifas de carbono sobre produtos e serviços do país), há uma notícia que pode passar despercebida mas que deixa antever o futuro da economia global.

Coletivamente, Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft arrecadaram mais de 25 mil milhões de lucro líquido no primeiro trimestre de 2017. A Amazon capturou metade de todos os dólares gastos online nos EUA, enquanto Google e Facebook representaram quase todo o crescimento da receita em publicidade digital nos EUA do ano passado.

O petróleo do século XXI são os “dados” que movem o negócio destas empresas. Ao vermos televisão, corrermos, conduzirmos, navegarmos na internet ou fazermos “likes” estamos a gerar dados que são tratados por estas empresas. Enquanto isso, as técnicas de inteligência artificial, como a aprendizagem por máquina, extraem mais valor desses dados e criam padrões que permitem otimizar ofertas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

 

*Diretor Executivo D. Dinis Business School

Texto escrito de acordo com a nova ortografia