Opinião

Os valores históricos do nível da dívida pública e dos défices orçamentais: importante.

25 jul 2019 00:00

Terá sido a crise financeira, decorrente da falência do banco norte-americano Lehman Brothers, a responsável por esta situação?

O défice orçamental – a diferença entre as receitas e despesas de um dado período de tempo e a dívida pública, ou seja, o total da dívida que os Estados têm para com terceiros – aumentou na generalidade dos países mais desenvolvidos.

Pelo contrário, a riqueza gerada por esses países diminuiu. O nível da dívida pública portuguesa, no final do presente ano, situa-se muito perto dos 130% do PIB quando em 2009 era de 80%.

Ora, a dívida do Estado e das empresas públicas em conjunto irá ultrapassar, pela primeira vez, o valor de toda a riqueza gerada no país.

O crédito junto à banca aumentou no último ano cerca de 30 mil milhões de euros, valor que daria para construir cinco aeroportos como o projectado para Alcochete.

A dívida dos países mais desenvolvidos do mundo está a chegar ao nível mais alto desde o período de reconstrução da Europa pós-Segunda Guerra Mundial.

Do grupo dos sete mais ricos, comummente conhecido por G7, apenas a Alemanha e Canadá não estimam chegar a 2020 com uma dívida superior à riqueza criada nesses países, isto é, superior a 100% do PIB.

Terá sido a crise financeira, decorrente da falência do banco norte-americano Lehman Brothers, a responsável por esta situação?

Não, uma vez que de acordo com o Fundo Monetário Internacional apenas 10% dos valores das dívidas se devem aos est&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ