Opinião

Olhem para aquilo!

25 abr 2017 00:00

Na semana que passou tivemos o primeiro protesto político vindo do espaço. O alvo foi Donald Trump mas os autores não foram uns quaisquer ET’s.

A comunidade independente ASAN (Autonomous Space Agency Network) lançou um balão meteorológico e a 30 quilómetros de altitude apelou ao presidente norte-americano “look at that, you son of a bitch” (qualquer coisa como “olha para aquilo, seu filho da mãe”).

A expressão é originalmente do astronauta Edgar Mitchell e pretende mostrar que a Terra é ínfima e bela, e que tudo deve ser posto em perspetiva.

Este protesto surge na semana em que Trump decidiu desviar as atenções do caos e da incompetência da sua administração lançando bombas no estrangeiro.

Primeiro foram mísseis na Síria (Trump julgava que era o Iraque, mas apenas porque o bolo de chocolate que comia enquanto decidiu o ataque era delicioso), depois foi uma bomba gigante no Afeganistão.

E ainda avisou Kim Jong-Un para se portar bem ou os EUA tratam do assunto. Em resposta, a Coreia do Norte fez mais um teste com um míssil, mostrando que não se deixa intimidar. Portanto, dois loucos destemperados com acesso a armas nucleares.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Professor e investigador
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia