Opinião

O sistema

20 mar 2017 00:00

"Sistema" é uma palavra que usamos com frequência e com múltiplos significados, da biologia à astronomia, da geologia à história.

Sistema descreve um conjuunto de partes coordenadas que forma um todo – como o sistema respiratório. Apesar de terem tarefas diferentes, pulmões, brônquios, laringe e nariz operam em sincronia para nos permitir respirar.

E quando uma das partes tem algum problema todo o sistema é afetado (por exemplo, um nariz entupido causa dificuldade em respirar). Vem esta metáfora a propósito do sistema financeiro em Portugal.

O sistema financeiro em Portugal, percebe-se hoje, tem mais problemas que um tuberculoso com pneumonia.

As diferentes partes do sistema (ou seja, os bancos) estão tão fragilizadas que precisaram de ajuda do Estado para se aguentarem. Outros faliram mesmo depois de o Estado os ajudar. Outros ainda faliram e deixaram a conta para o Estado pagar. Enfim, é evidente o padrão.

Mas, ainda há poucos anos, nos garantiam que tínhamos um sistema financeiro robusto, capaz de aguentar tudo, e que depois da vigarice do BPN não haveria forma de algo parecido acontecer. Pois se até tínhamos um responsável por garantir o funcionamento harmonioso do sistema...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.