Sociedade

O país dos outros

6 set 2018 00:00

Como poderia um rico dormir descansado se tivesse mesmo de presenciar a miséria alheia dos empregados, a que lhe permite comprar os sapatitos Prada?

Para mal dos meus pecados conheço gente rica. Não "privo com", mas conheço de perto. É quase sempre um desgosto trocar meia dúzia de palavras com esta gente. Fico com a ideia de que vivem noutro país. E vivem.

Na verdade, um dos muitos privilégios dos ricos é poder pagar para não contactar com o país real. Assim podem continuar com aquele discurso pateta do "Ah, os malandros do rendimento mínimo, que têm plasmas em casa e ténis de marca à custa dos meus impostos".

Aliás, julgo que o único sistema que satisfaria os ricos seria qualquer coisa parecida com o feudalismo. Infelizmente temos essa paródia de democracia em que supostamente as pessoas são todas iguais. Só que não.

Não somos todos iguais, nem no acesso à Educação – com propinas mensais de 1000 euros nos colégios de elite (o valor de uma propina anual numa faculdade pública) – nem no acesso à Saúde, ou no acesso à Justiça. É uma grande pena ter esta distância entre os ricos – e os políticos, já agora ( que mais não são que pré-ricos) - e a realidade.

A vinculação faz-se da proximidade, da convivência, e quem não vê, não sente. E não é boa gente. Aliás, essa anestesia social é absolutamente imprescindível para manter a postura dos ricos sobre o resto da escumalha, (leia-se "nós").

Como poderia um rico dormir descansado se tivesse mesmo de presenciar a miséria alheia dos empregados, a que lhe permite comprar os sapatitos Prada?

Essa coisa do discurso estafado da esquerda (não a esquerda caviar, que só é de esquerda até os 'piquenos' privilégios lhe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ